Jornal Correio Popular Notícia

PRODUTIVIDADE
Rondônia avança nas ações sustentáveis e de inovação

Data da notícia: 2023-11-07 18:16:38
Foto: Assessoria
O Café Matas de Rondônia recebeu reconhecimento na categoria “Indicação de Procedência do Inpi

Com a adoção de políticas públicas focadas na sustentabilidade e inovação nas cadeias produtivas, Rondônia avança na economia verde, com indicadores ambientais positivos, a exemplo da da redução de 70% do desmatamento e crescimento da produtividade. O estado alcançou o 2º maior Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) da região Norte, com arrecadação superior a R$ 20,7 bilhões. E, em setembro, ficou no 11º lugar no ranking nacional. E se destaca com o maior rebanho bovino com padrão de sanidade e produção do tambaqui.

Neste ano, Rondônia recebeu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na categoria “Indicação de Procedência”, para a produção do tambaqui, ou seja, o “Tambaqui é de Rondônia”. E soma-se a Indicação Geográfica por denominação de origem do café, que ficou conhecido como “Café Matas de Rondônia”. O governo de Rondônia também tem ações de incentivo com o programa Mais Calcário, que faz o transporte do insumo para melhorar a qualidade do solo E aumentar a produtividade, sem avançar na extensão da área ocupada. Em 2023, foram transportadas 13.860 toneladas de calcário. Além disso, o estado tem o maior rebanho bovino livre de febre aftosa sem vacinação.

E por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) é oferecida assistência técnica gratuita aos agricultores familiares com acesso às políticas públicas como o “Paisagens Sustentáveis”, para recuperação de áreas degradadas; melhoramento genético com a distribuição do nitrogênio líquido para os produtores da cadeia produtiva do leite com inseminação artificial. E tem ainda o Rufião Móvel, um laboratório móvel equipado com aparelho de ultrassonografia para fazer o diagnóstico de gestação e o levantamento reprodutivo da bovinocultura de leite; o Robusta Café, para ajudar os produtores a melhorarem a qualidade dos cafés, e o Consultec, que tem o objetivo de fornecer a consultoria técnica para impulsionar a produção leiteira.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.